CLIMA NO JAPÃO

As quatro estações do ano são bem definidas e são inversas ao Brasil.
O extremo norte é a região mais fria, com clima sub-ártico. Nos invernos mais rigorosos, o acúmulo de neve muitas vezes prejudica os acessos aos pontos turísticos. Em compensação em outras épocas do ano, a paisagem se torna deslumbrante.
Em Tokyo, região central do Japão, os verões são quentes e úmidos, enquanto os invernos são frios.
Nos períodos da primavera e outono as temperaturas são agradáveis e são os meses mais procurados pelos turistas.
No sul, a região de Kyushu e a ilha de Okinawa, os verões são quentes com temperaturas médias de 30ºC e invernos amenos, com temperaturas que chegam a mínima de 10ºC. Permite passeios agradáveis em qualquer época do ano.
O período de maior intensidade de chuvas ocorre de junho a meados de julho.

CLIMA NA CHINA

Varia do semi-árido no extremo norte, ao sub-tropical no extremo sul. Na região central as estações são bem definidas com invernos frios e secos e verões quentes e úmidos.
A maior parte do território chinês se encontra situada na zona temperada do Norte. O clima é temperado e as quatro estações são marcadas, por isso é favorável para a vida humana.
O clima da China se caracteriza por monções continentais.
Desde setembro até abril do ano seguinte,as monções invernais secas e frias que vêm da Sibéria e da meseta da Mongólia, se debilitam pouco a pouco do Norte a Sul formando a situação do clima frio e seco , da existência de diferença de temperaturas no Norte e Sul.
De abril a setembro, a corrente do ar úmido vem dos mares de Leste e Sul formando a situação de alta temperatura e chuva, daí a pouca diferença de temperatura entre o Norte e Sul.
Conforme os índices de temperatura, a China se divide em seis zonas climáticas de Sul a Norte: equatorial, tropical, subtropical, temperada, temperada fria e fria;
As precipitações diminuem do Sudeste a Noroeste,é muito grande a diferença das precipitações entre os distintos lugares do país. As chuvas podem passar para os 1.500 mm3 na costa Sudeste, enquanto no lado noroeste, no interior do Continente as precipitações não excedem a 200mm3.

CLIMA EM HONG KONG

O clima de Hong Kong é sub-tropical, tendendo para temperado. Durante novembro e dezembro há brisas agradáveis, abundância da luz do sol e temperaturas confortáveis. De janeiro à abril os dias são mais fechados, com frentes frias ocasionais seguidas por ventos secos e aumento da umidade. Nesta época é comum as temperaturas mínimas ficarem abaixo dos 10º C em áreas urbanas. De maio a setembro é quente e úmido com bastante chuvas. As temperaturas chegam facilmente a 32º durante o dia e a noite em torno de 26º C com elevada umidade. É neste período que Hong Kong é mais afetado por ciclones tropicais. Aproximadamente 80% da chuva caem entre maio e setembro. O mês mais seco é janeiro, com uma média de apenas quatro dias de chuvas.

CLIMA NO BRASIL

Por ser extenso, o território brasileiro possui diferentes formas de relevo, onde a altitude e dinâmica das correntes de massas de ar, possibilitam uma grande diversidade de climas. Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, o Brasil está situado, na maior parte do território, nas zonas de latitudes baixas (chamadas de zona intertropical), nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.
A amplitude térmica, que é a diferença entre as temperatura mínima e máxima no decorrer do ano é baixa, em outras palavras: a variação de temperatura no Brasil é pequena em relação aos países do hemisfério norte e sul.

Os tipos de clima do Brasil são os seguintes:
Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.

Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.

Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2500 mm anuais.

Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.

Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperaturas médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pela Oceano Atlântico. Pode apresentar geadas no inverno.

Tropical atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.

CLIMA NOS ESTADOS UNIDOS

Devido à grande extensão territorial, o clima é muito variável dependendo da região. A maior parte do país tem um clima continental, com verões quentes e invernos frios. No extremo sul, o clima é subtropical. No extremo norte, na região do Alasca o clima é polar e na região oeste, na Califórnia o clima é mediterrâneo.

CLIMA NA EUROPA

Distinguem-se três climas: o oceânico, o continental e o mediterrâneo.
O clima oceânico se estende pela faixa ocidental desde a Noruega até Portugal. As chuvas são abundantes e bem distribuídas ao longo de todo o ano. Todavia, a latitude e a proximidade do mar geram temperaturas mais frias no norte e no interior do continente.
O clima continental predomina no leste europeu. As chuvas, menos frequentes do que no clima oceânico, concentram-se no verão. Os verões são curtos e quentes e os invernos muito frios.
No mediterrâneo, as temperaturas são suaves no inverno e quentes no verão. Esse clima abrange o sul da França, a Espanha, a Itália e a Grécia.

CLIMA NO CHILE

O clima do Chile varia radicalmente entre o subtropical no norte, passando pelo mais árido deserto do planeta (deserto de Atacama), por um vale fértil no centro até a região sul, que coberta por florestas, costuma ser fria e úmida. As características mediterrânicas do vale central tornam o solo chileno ideal para o cultivo de frutas, como uvas, pêssegos, kiwis, ameixas, maçãs, peras, cerejas, etc. Atualmente, grandes quantidades de frutas e vinhos são exportados para vários países, representando uma grande parcela das exportações do Chile.

CLIMA NA ÍNDIA

Basicamente o clima na Índia pode ser dividido em 3 estações: quente, chuvoso e frio, com períodos de duração que podem variar de norte a sul. A temperatura começa realmente a subir em abril tendo o seu pico no mês de junho, onde as temperaturas na região central do país podem chegar facilmente aos 45º C. Os primeiros sinais do período das monções podem ser sentidos já em maio, mas é em junho que as chuvas chegam para valer. Para os visitantes, o período mais agradável para visitar o país é durante o período de frio entre os meses de novembro até meados de fevereiro onde as temperaturas são mais amenas variando entre 15º C a 26º C.

CLIMA NO MÉXICO

O clima no México é variado, com diversos microclimas. No norte do país é árido, em contraste com o sul, que conta com muito mais vegetação e umidade. O centro é uma zona intertropical, com temperaturas altas, mas esta condição pode ser modificada devido a altitude e relevo. 57% do território tem clima temperado, 33% de semi-frio e 10% de clima semi-seco.

CLIMA NA TAILÂNDIA

De forma genérica, podemos definir o clima da Tailândia como quente e úmido o ano todo. Porém, observando mais atentamente, três diferentes estações são identificadas com variações nas temperaturas e precipitações. De novembro até o final de fevereiro é um período de poucas chuvas e temperaturas que ficam em torno dos 20º ~ 30º. É a época mais indicada para visitar o país. De março a junho encontramos as temperaturas mais elevadas do ano, chegando não raramente aos 40º. O período das chuvas ocorre entre julho e outubro, mais acentuadas no mês de setembro.

CLIMA NA CORÉIA DO SUL

Com clima definido, a Coréia do Sul tem um clima que pode ser considerado temperado. Os verões são quentes e úmidos. Pancadas de chuvas fortes podem ocorrer no verão. Os invernos normalmente são frios. As estações são contrárias as do Brasil.

CLIMA EM SINGAPURA

Localizado próximo à linha do Equador, o clima no país não sofre muitas variações durante o ano. Fortes e rápidas chuvas tropicais ocorrem quase que diariamente, mas raramente ultrapassam uma hora. Entretanto, chuvas mais acentuadas ocorrem no nordeste do país no período de novembro a janeiro. Dezembro e janeiro são os meses com menores temperaturas variando entre 26º C durante o dia e 23º C à noite. No restante do ano as temperaturas alcançam os 32º C durante o dia e 26º C à noite. Fatores como falta de ventos, altas temperaturas durante a noite e alto grau de umidade podem causar alguns desconfortos aos visitantes vindos de regiões mais frias do mundo.

CLIMA NO VIETNÃ

As estações não são muito definidas havendo uma variação considerável entre o norte e o sul do País. Na região Sul que inclui a cidade de Ho Chi Minh, a estação seca vai de dezembro a junho com temperaturas variando entre 27º ~32º C. O período de maior calor fica entre março e maio com temperaturas que podem chegar aos 37º C. As precipitações tornam-se mais intensas durante os meses de julho a novembro, com chuvas rápidas e fortes. É no final deste período que esta região do país sofre com os tufões. Na região norte que inclui a capital Hanói, o clima pode ser dividido em 2 estações: o período chuvoso e quente de maio a setembro com temperaturas variando entre 22º e 32º e o período seco e frio entre os meses de outubro a abril com temperaturas entre 12º e 28º C.

CLIMA NO CANADÁ

Devido a grande dimensão territorial, são encontrados quatro climas no Canadá: o continental, o temperado, o oceânico e o polar. Em sua maior parte, o Canadá é um país frio, com inverno longo e rigoroso.
A região sul caracteriza-se pelo clima temperado, com quatro estações bem definidas. O norte do país caracteriza-se pelo clima polar, com invernos longos e muito frios, com temperaturas que podem chegar a um mínimo de -50ºC. Todo o país está à mercê de tempestades de gelo no inverno, embora a região norte sofra mais deste problema do que outras. Já os verões do país tendem a ser quentes no sul (máximas de 35°C no leste, de 30°C no oeste e 42°C no interior do país).
Apesar dos problemas climáticos, os canadenses se adaptaram muito bem aos períodos mais frios, instalando aquecedores nas casas, carros, escolas, transporte público, etc.

CLIMA NA INDONÉSIA

Sendo um país típicamente tropical, a Indonésia apresenta poucas alterações climáticas e poucas mudanças drásticas de temperatura.
Existem somente duas estações:
- Período de chuva: de novembro a abril.
- Período de seca: de maio a outubro.
Nas duas estações a temperatura varia entre 21º e 33ºC, sendo que a umidade relativa do ar permanece entre 70 e 90% durante todo o ano.

CLIMA NA MALÁSIA

O clima na Malásia é quente e úmido durante o ano todo, mas se intensifica de outubro a janeiro, ocasionando chuvas abundantes e breves. A temperatura da Malásia oscila ao longo do ano entre os 21º e 32º.
subir